A dieta da USP fez sucesso na década de 90 e é procurada pelos brasileiros até hoje. As pessoas fazem loucuras para se livrar dos quilinhos a mais adquiridos com o passar do tempo, e muitas vezes recorrem a dietas malucas e restritivas que acabam prejudicando organismo
A dieta da USP promove o emagrecimento, sem dúvida, porém, oferece sérios riscos a saúde.
Como funciona a dieta da USP
Esta dieta é pautada pelo consumo basicamente de ovos, presunto e café, promove o perda de até 15 quilos em apenas 15 dias! Ou seja, você vai perder 1 quilo por dia! É muito não é mesmo?
Apesar de possuir o nome de uma das universidades mais renomadas do Brasil, a própria Universidade de São Paulo (USP) alega que a dieta não tem qualquer relação com a instituição e não confirma que um de seus especialistas a tenha criado, o nome da dieta na verdade, cria uma falsa ilusão de que a dieta merece credibilidade e traz benefícios a saúde.
Esta dieta, desde sua criação, tem sido alvo de inúmeros questionamentos e discussões mas o que de fato não pode ser colocado em dúvida é que a dieta realmente emagrece.
Prejuízos da dieta da USP a saúde
Recomenda-se que esta dieta seja seguida somente por um período de 15 dias consecutivos, se você segui-la por um período superior a este pode sofrer com complicações nos rins e problemas cardíacos.
Além dessas complicações advindas da permanência da dieta da USP nos hábitos diários, há outros efeitos colaterais que podem ser percebidos durante a execução da dieta da USP como:
- dores de cabeça,
- intestino preso,
- mau hálito,
- fadiga,
- cansaço,
- sensação de fraqueza nos músculos,
- dificuldades para dormir,
- estresse físico e psicológico
Além de como todas as dietas que garantem uma perda de peso muito rápida, você corre o risco de adquirir todo o peso perdido dias após o término da dieta. Será que realmente vale a pena colocar sua saúde em risco realizando esta dieta?
Que tal optar pela dieta dos pontos, que não restringe sua alimentação, promovendo um emagrecimento saudável?
Se você optar por realizar a dieta da USP saiba que a perda de peso é garantida porém deve ser levar em consideração alguns fatores como: a perda de peso obtida pela dieta é resultado de uma diminuição na quantidade de líquidos do organismo, também há grande perda de massa muscular e pouquíssima perda de gordura. Quando você terminar a dieta e voltar a se alimentar normalmente, dificilmente conseguirá manter o peso e a maioria das pessoas voltam a engordar os quilos perdidos.
O emagrecimento é realmente eficaz quando perdemos as “gordurinhas indesejadas”, a perda de massa muscular e de líquidos não é algo saudável.
Antes de optar pela realização dessa dieta, coloque na balança os pontos positivos e os negativos e reflita: esta é realmente a melhor maneira de emagrecer? Existem outras opções que promovem o emagrecimento de uma forma mais saudável e duradoura.