Dieta do tipo sanguíneo

Dieta do tipo sanguíneo – como seu sangue afeta sua perda de peso

A dieta do tipo sanguíneo foi crida por um médico americano chamado Peter D’Adamo.

Ele publicou suas ideias em um livro  cujo título era “Eat right for your type” que traduzido para o português significa:  “Coma certo para o seu tipo”.

A tradução do livro para o idioma brasileiro foi feita no ano de 1996. Essa dieta determina ingerir ou evitar o consumo de determinados alimentos de acordo com o grupo sanguíneo a qual você pertence.

A dieta determina que de acordo com as características peculiares de seu tipo sanguíneo, você consuma alimentos que auxiliem na redução de processos inflamatórios e aumente seu metabolismo, o que garante o emagrecimento.

Características da dieta do tipo sanguíneo

Dieta do tipo sanguíneo

Na dieta do tipo sanguíneo os alimentos são classificados de três  formas distintas:

Alimentos benéficos:

Estes são os alimentos mais indicados e que deve ser consumidos todos os dias, eles podem realizar a prevenção e o tratamento de doenças que pode acometer nosso corpo e auxiliam no emagrecimento.

Alimentos neutros

São alimentos que não fazem bem ao nosso organismo mas também, não oferecem grandes prejuízos. Você pode optar por consumi-los ou não, vai depender de sua vontade  escolha diária dos alimentos a serem consumidos.

Alimentos nocivos

O consumo destes alimentos devem ser evitados pois eles trazem malefícios a sua saúde. Eles causam um desequilíbrio no seu organismo possibilitando que você engorde e tenha sintomas como a enxaqueca e dificuldades de digestão dos alimentos.

Alimentos mais indicados para cada tipo sanguíneo

Dieta do tipo sanguíneo

Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Veja abaixo  quais são os alimentos mais indicados para o consumo segundo seu sangue:

Sangue tipo O

As pessoas que possuem esse tipo de sangue deve realizar refeições diárias com um grande consumo de carne, esse é o grupo mais antigo e as pessoas desse grupo são definidas como caçadoras.

Sangue tipo A

Grupo dos agricultores, as pessoas com esse tipo sanguíneo possuem dificuldade de digestão quando consomem carnes, devem evitar carnes vermelhas e comer outras fontes de proteínas.

Sangue tipo B

Em geral são definidos como nômades pois são pessoas que tem o organismo preparado para consumir grande variedade de alimentos. Este é o único tipo sanguíneo que pode consumir  leite e seus derivados.

Tipo AB

Representa uma junção dos subgrupos A e B portanto, eles podem ingerir alimentos desses dois tipos sanguíneos. Devem consumir todos os alimentos de forma equilibrada.

Vantagens e desvantagens dessa dieta

A dieta do tipo sanguíneo possui como vantagem ser uma dieta simples e que possui fácil compreensão. Os alimentos indicados são de baixo custo, são alimentos que você já consuma ter em mesa, ou seja, sua alimentação não irá mudar drasticamente.

Basta que você consuma corretamente os alimentos que estão na lista dos benéficos para seu organismo.

Essa dieta tem como desvantagem a dificuldade de adesão de todos os membros da família, visto que o tipo de sangue pode variar. Outra desvantagem é que a eficácia desta dieta ainda não foi comprovada cientificamente.

Outro fator importante que merece atenção é que, a restrição de certos alimentos podem prejudicar nossa saúde, você pode sofrer carência de algum nutriente.

Consulte sempre um médico e um nutricionista, assim você saberá como está seu estado de saúde e qual a dieta ideal para você. Converse com ele sobre a dieta do tipo sanguíneo e ele poderá elaborar um cardápio incrementado para que possa suprir todas as suas necessidades metabólicas diárias.