Dieta Low Carb – Emagreça sem passar fome

A dieta low carb é na verdade uma série de de outras dietas como a dieta Dukan e a Dieta Atkins, mas caso você não queira seguir nenhuma das duas mas ainda assim diminuir a quantidade de carboidratos ingeridos e perder peso, aqui temos algumas explicações.

Conceito da dieta Low Carb

A dieta low carb é baseada em um baixo consumo de carboidratos.

Algumas vertentes indicam que é melhor consumir proteínas moderadamente e altas quantidades de gordura (o que também é valido na dieta Paleo), enquanto outras dizem que é melhor consumir pouca gordura e muita proteína.

Dieta low carb x dieta low fat

dieta low carbNormalmente, quando começamos a pensar em fazer dieta começamos a nos preocupar com as calorias ingeridas.

Cortamos os doces e passamos a comer coisas mais saudáveis, mas existem alguns alimentos (como o arroz e feijão) que raramente são retirados dos nossos pratos. Ao contrário da gordura, que é cortada em quase 100% dos casos.

Alguns cientistas fizeram alguns estudos para mostrar qual dieta era melhor: a low carb (baixo carboidrato) ou low fat (baixa gordura) e chegaram a conclusão que se somente fosse retirada a gordura da alimentação, mantendo a mesma quantidade de carboidratos, o paciente manteria o peso ou até mesmo engordaria, o que estava longe de ser o objetivo.

Já quando os carboidratos são cortados, não há necessidade de cortar gordura já que a perda de peso sempre ocorre.

Benefícios da dieta low carb

Dentre os benefícios da Dieta Low Carb podemos citar a diminuição das taxas de colesterol, diminuição dos triglicérides e diminuição das taxas de insulina e glicose.

Então, se você está sofrendo com colesterol alto ou diabetes, a dieta low carb é uma boa alternativa.

E se para você é um pouco estranho o fato de uma dieta que libera o consumo de gordura ser considerada boa para o colesterol, eu te explico.

Na dieta low carb o que está liberado são as gorduras saturadas. As gorduras saturadas são ricas em HDL (colesterol bom).

O HDL retira as gorduras das artérias e leva para o fígado para serem metabolizadas, enquanto que o LDL é o responsável pelo acúmulo desse colesterol nas artérias e veias.

Então, quando você aumenta o consumo de HDL, ou seja, do colesterol bom, o que acontece é que toda essa gordura é levada para o fígado para ser metabolizado.

Aqui vale o lembrete: se você tiver algum problema de esteatose (também conhecida como gordura no fígado ou fígado gorduroso), é melhor você procurar um médico antes de iniciar uma dieta low carb.

O que comer na dieta low carb

dieta low carb

Primeiro de tudo você deve escolher qual das vertentes da dieta você  vai seguir, a que consome altas taxas de proteína e baixa gordura e baixo carboidrato ou a que consome baixo carboidrato, médio proteína e alta gordura saturada.

Para quem vai seguir a primeira opção, com baixa gordura e baixo carboidrato, o segredo está no alto consumo de proteínas magras, ou seja, carnes magras bovinas, frango sem pele e peixe. O ovo também está liberado.

Além disso, você também pode consumir leite desnatado (ou semi desnatado) e iogurtes.

O consumo de embutidos é restrito devido à sua alta quantidade de sódio.

Consuma muita água e tente consumir alguns legumes e verduras ricos em fibras, para ajudar o funcionamento do intestino.

Já se você está querendo seguir a vertente de alta gordura, consuma bacon, carnes gordas, frango com pele, peixes mais gordurosos e carne de porco.

Você também pode consumir castanhas em baixa quantidade (já que possuem carboidratos) e ovo.

Em nenhuma das duas vertentes está liberado o consumo de nugets e salsichas, já que os dois possuem altas quantidades de amido e carboidratos.

Até chegar ao peso desejado, procure manter o seu consumo de carboidratos o mais baixo possível (entre 20 e 50g diárias) depois, vá aumentando gradativamente, mas nunca ultrapasse as 150g diárias.

Apesar do nome, a dieta low carb não deve ser considerada uma dieta, mas sim um estilo de vida diferente que você deverá adotar para sempre!