Dieta Paleo

Dieta Paleo – emagreça comendo como nossos ancestrais

A dieta Paleo, também conhecida como Dieta Paleolítica se baseia na alimentação que nossos ancestrais tinham, e de forma bem resumida, consiste em comer apenas quando você realmente estiver com fome e os alimentos na sua forma mais natural possível.

Toda a base dessa dieta é que alguns estudos indicam que após o advento da agricultura demonstrou-se uma queda brusca na saúde, no tamanho do cérebro e até na expectativa de vida.

Isso foi provado analisando fósseis encontrados.

Partindo desse princípio, muita gente começou a se alimentar e a ter um estilo de vida o mais próximo possível dos nossos ancestrais.

A verdade é que apesar da dieta ter um nome um pouco antigo, ela também é moderna, uma vez que caçar para sobreviver não está dentro das possibilidades da maioria de nós.

A dieta Paleolítica também faz parte das dietas Low Carb, e é por isso que além de promover uma melhor na a sua saúde e qualidade de vida, ela também promove a perda de peso!

Como fazer a dieta paleolítica

Corte da sua vida: açúcares, grãos, laticínios e alimentos processados.

Para saber o que você deve ou não comer, é um pouco simples.

Imagine-se vivendo a muitos, muitos, muitos anos atrás e pense: será que meus ancestrais comeriam isso?

Fica fácil e intuitivo saber o que você deve ou não comer, afinal, duvido que você vá imaginar seus ancestrais com hambúrguer, batata frita e coca-cola na mão!

As pessoas tinham alguns hábitos diferentes de acordo com a localização geográfica em que viviam, por exemplo, quem morava perto do mar se alimentava basicamente de peixes, enquanto que em alguns lugares a pesca era extremamente inviável.

Lógico que você não vai levar o fator geográfico em localização na hora de escolher o que comer, mas vale a pena questionar a quantidade de processos que aquele alimento sofreu.

Alimentos processados

Dieta Paleo

Você já parou para pensar na quantidade de etapas envolvidas na fabricação de um pão? Imagine-se na época que ainda não existia agricultura ou pecuária. E você recebeu a seguinte missão: fazer um pão.

Você vai precisar arrumar uma galinha (para pegar os ovos). Você também vai precisar de uma vaca, para pegar o leite.

Então, você vai precisar encontrar trigo e vai precisar moê-lo para se tornar um espécie de farinha (sinceramente eu nem consigo imaginar como isso poderia ser feito sem a nossa tecnologia).

E depois você ia precisar separar a nata do leite para transformá-la em manteiga.

Misturar tudo e colocar para assar em um forno que você mesmo construiu.

E provavelmente o pão nem cresceria, pois não teria fermento.

Depois de toda essa energia gasta, não acho que um pouco de carboidrato te faria mal.

Até por que você estaria jejuando há alguns dias enquanto cuidava de todo esse processo.

Já nós temos que no máximo dar um pulinho no supermercado para poder comprar os ingredientes, ou melhor ainda, o pão pronto. Gasto calórico próximo de 0…

Será mesmo que alguém se daria todo esse trabalho só para se alimentar?

Não é muito mais fácil caçar e ter carne para consumo, que é muito mais nutritiva do que um simples pão?

Dieta paleo não é só carne

Apesar de muita gente achar que a dieta paleo é exclusivamente alimentar-se de carne, o consumo de verduras e legumes está liberado.

Na verdade, o que está realmente proibido são os grãos (principalmente o trigo) e os laticínios.

Os grãos estão proibidos pois os grãos que temos hoje são muito diferentes os grãos que nossos avós comiam, imagine então a diferença dos grãos da época paleolítica.

Já os laticínios é muito simples: qual outro mamífero, na natureza, continua consumindo leite após a infância? Nenhum. Somente nós continuamos tomando leite – que por sinal nem é nosso.

O trigo é um assunto a parte e será mais debatido na dieta sem glúten.

Você já deve ter percebido que existe uma grande quantidade de dietas que limitam a quantidade de carboidratos, e além disso existem algumas dietas que até liberam o consumo de carboidrato, mas proíbem o consumo de trigo (como a dieta do glúten).

Pense na dieta paleo como uma dieta que une todos os benefícios de todas as dietas da proteína (ou low carb) às dietas do gluten e da lactose.

Você realmente precisa comer de 3 em 3 horas?

Dieta Paleo

De uns tempos para cá a história de comer de 3 em 3 horas tem se propagado. Mas será que você realmente precisa disso ou será que isso é uma história da indústria alimentícia?

Já testou os benefícios do jejum?

Será que os nossos ancestrais tinham alimento disponível a cada 3 horas?

A dieta paleo prega exatamente isso: coma quando sentir vontade e só quando sentir vontade. Muitas vezes comemos por hábito ou por ansiedade, sede… Já reparou que muitas vezes você está tão concentrado em uma coisa que até “esquece de comer”? Pois bem, se seu corpo realmente precisasse de alimento, ele ia dar um jeito de te lembrar.

O que acontece na verdade é que já estamos tão habituados a comer 3, 4 refeições por dia que fazemos isso sem questionar.

Precisamos lembrar que o nosso corpo é inteligente e evoluído. Ele sabe quando precisa de alimento ou não. Por isso, coma só quando tiver fome!