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A minha verdade sobre a dieta Dukan.

Ainda que não se trate de um fato provado cientificamente pelas mais prestigiosas agências de estatística, podemos afirmar que a maior parte das mulheres passam muita parte de suas vidas fazendo dieta ou pelo menos, em alguns períodos de tempo fazem regímens mais ou menos estritos para alcançar o que elas consideram o peso ideal. Porém, isso que acabamos de expor não só é exclusivo do setor feminino da sociedade, também hemos sido testemunhas nas últimas décadas, cada vez mais homens que se preocupam por essas formas redondas que envolvem o seu corpo.

Tanto faz a época do ano, assim a famosa “operação biquíni” se trasladou para todos os meses do ano mudando assim seu nome e adotando outros como Operação natal ou operação verão, entre outros.

 

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Mas, voltando ao peso ideal. Qual é para nos o nosso peso ideal? Normalmente, é uma utopia. Ou seja, um estado corporal possível só para uns poucos mas com consequências nefastas umas vez alcançada a meta porque na maioria dos casos se volta ao ponto de partida. Sendo assim, porque invés de ter objetivos inalcançáveis não focamos em algo possível?

Disso fala o método Dukan. E é que para Pierre Dukan, médico de origem francês e criador dessa dieta conhecida mundialmente, o importante é focar a nossa atenção no que ele chama de peso justo. Conceito que define como “o peso que é possível manter no longo prazo”.  Chegado esse ponto perguntamos como podemos saber qual é o nosso peso justo. Dukan calcula ele a través de certos parâmetros genéticos e hereditários além dos corporais como altura e peso.

Depois de alcançar o peso justo só devemos seguir as diretrizes para manter ele.

Características da Dieta Dukan

Temos que saber, em primeiro lugar que o método Dukan é uma dieta esquematizada que é dividida em quatro blocos ou fases durante as quais se combinam 100 alimentos que Dukan recomenda tomar por seu baixo percentual de gorduras e açucares. Todos eles são ricos em proteínas, sejam de origem animal ou vegetal. Em segundo lugar, o Dr Dukan recorre a aveia como base de esta dieta pelo alto valor nutritivo desse cereal.

As Fases da Dieta Dukan Passo a Passo

Há quatro fases. As duas primeiras para emagrecer e as duas últimas para se manter.

A fase de ataque Dieta Dukan Fase de Ataque

É o primeiro passo para perder peso rapidamente. Como conseguir isso? É muito simples. Durante o periodo de tempo que dura esse ciclo, aproximadamente uma semana, somente é permitido comer proteínas puras que são derivadas dos animais. Se pegamos a lista dos 100 alimentos autorizados pelo Dukan, 72 são proteínas e 28 vegetais. Assim que durante esse período de tempo teremos 72 variedades entre carnes e peixes que poderemos comer. Além disso, sem restrição nenhuma em quanto a quantidade que desejemos consumir para satisfazer a nossa fome. Mais informação sobre a fase de ataque.

fase de cruzeiro A Fase de Cruzeiro

Nessa segunda fase ficaremos perto ao peso justo de forma mais constante. Aqui, Dukan já autoriza alternar as proteínas com os vegetais. Com isso poderíamos usar todos e cada um dos 100 alimentos permitidos. Mais informação sobre a de cruzeiro.

Fase de consolidação A Fase de Consolidação

Se trata da etapa destinada a adestrar o nosso corpo mediante a incorporação progressiva de outras comidas que não estão inclusas na lista de Dukan dos 100 alimentos permitidos. O objetivo de essa é evitar o efeito sanfonha. Para isso teremos total liberdade em quanto a alimentos e somente a obrigação de dedicar cada quinta feira o consumo de proteína pura. Mais informação sobre a fase de consolidação.

 

Fase de estabilização A Fase de Estabilização

Finalmente chegamos ao ponto decisivo e final do processo. Segundo Dukan, essa fase é pra vida toda. É por isso que podemos comer todo o que desejamos mas sempre respeitando e cumprindo três regras fundamentais. Em primeiro lugar e como já acontecia na fase de consolidação, nas quintas feiras será dia de proteínas puras. Em segundo lugar, haverá que fazer exercício físico diariamente pelo menos por 20 minutos. E em terceiro lugar, a aveia se tornara em nossa melhor amiga, porque Dukan exige tomar três colheres de sopa desse cereal todo dia. Mais informação sobre essa fase de estabilização.

Dieta Dukan: Os 100 alimentos permitidos

Dukan dividiu em ois blocos esses alimentos autorizados. Por um lado, temos os alimentos ricos em proteínas puras que, como já vimos, começamos a consumira desde a fase de ataque. São um total de 72 entre os que encontramos: carnes magras, aves, peixe, frutos do mar, produtos lácteos e outros como aveia e os ovos. E por outro lado, temos os 28 alimentos de origem vegetal que como já analisamos anteriormente passo a passo, se introduzem na segunda fase, a de cruzeiro.

fases dieta dukan

 

 

E se todo isso for pouco, Dukan além de especificar o que devemos comer, criou uma série de menus e sobremesas com receitas próprias para fazer as comidas mais divertidas e criativas. Mais fácil e simples, impossível para ficar em forma ao mesmo tempo que desenvolvemos as nossas habilidades na cozinha 🙂

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Vídeo sobre a dieta dukan