A Fase de Ataque na Dieta Dukan

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Com certeza que não é a primeira vez que lê sobre esse tipo de dieta. É a dieta Dukan, uma dieta hiperproteica e bastante restritiva que tem em comum com outras muitas dietas esse tipo a suas protagonistas: As proteínas! Porém, sabemos em que consiste? Como funciona?

Para entender bem esse tipo de dietas, as hiperproteicas, há que conhecer antes como funciona nosso organismo, que quer dizer isso?

Nosso corpo precisa constantemente de energia para poder fazer qualquer tipo de atividade. Já sejam atividades em repouso como dormir ou fazer digestão, atividades cotidianas como andar, dirigir, digitar no computador e cozinhar e por último, atividades que requerem de mais energia: nadar, box, correr, etc. Para poder fazer todas essas atividades é necessário um gasto energético e de onde obtêm o corpo essa energia que precisa?

Pois é, a fonte principal de energia a obtém dos carboidratos que consumimos, posteriormente das gorduras e por último das proteínas. Então, se nossa dieta é baixa em carboidratos e gorduras e rica em proteínas, nosso corpo usará as reservas de carboidratos e gorduras armazenadas em nosso corpo para obter a energia antes de tirar das proteínas. Agora, não há que esquecer as consequências disso, pois qualquer dieta que limite o aporte de alguns macronutrientes e micronutrientes de forma prolongada pode supor um risco para sua saúde. Pelo que se está pensando fazer essa dieta, recomendamos que consulte antes um nutricionista para poder levar um controle em todas as etapas. Para saber o que vai encontrar em cada uma delas, nesse post encontra muita informação:

Primeira fase ou Fase de Ataque

proteina fase de ataque

Essa primeira fase está constituída pelos primeiros dias da dieta. Consiste em uma fase de choque, porque supõe para o corpo uma mudança radical no tipo de alimentação. Durante esses dias o consumo consistirá unica e exclusivamente do que Pierre Dukan chama de “proteínas puras“.

Objetivo de essa fase

O objetivo principal dessa fase é ir acostumando o corpo de forma gradual a essa nova alimentação e fazer frente a ausências dos alimentos habituais em nossa dieta do dia a dia. Supõe também um exercício contra as tentações que podem aparecer por consumir outro tipo de alimentos e a ausência de fome de forma pausada.

Dessa maneira o primeiro dia se torna no dia da aceptação e combate. Com certeza é um dos dias mais difíceis de superar para muitas pessoas, pelo que em troca oferece a oportunidade de comer sem medir quantidades, isso sim só os alimentos permitidos. Esses alimentos são carnes magras, peixes, defumados, conservas em lata, ovos e produtos lácteos desnatados.

O segundo e terceiro dia também são relevantes na adaptação. Segundo Pierre Dukan nos dois primeiros dias pode sentir uma ligeira fadiga pelo choque que nosso corpo está experimentando pelo que não recomenda exercícios que precisem de muita energia como fazer esporte. No terceiro dia onde a fadiga some e com ela, a sensação de fome devido ao aumento na liberação dos corpos cetônicos e por outra parte, na monotonia no consumo, porque essa pode chegar a influenciar em grande parte sobre o apetite.

fase ataque dukanQuanto tempo dura essa fase?

A duração dessa fase virá determinada segundo as condições de cada pessoa. Em função a idade, número de quilos que deseje perder ou quantos regímens foram feitos anteriormente, o numero e dias vai variar.

Dessa forma se o que busca é:

  • Uma perda de menos de 5 quilos: 1 dia pode ser suficiente.
  • Uma perda de menos de 10 quilos: o recomendável são 3 dias.
  • Uma perda de 10 a 20 quilos: realizar essa fase da dieta durante 5 dias (mais dias poderia produzir chatice e resistência metabólica)
  • Uma perda de mais de 20 quilos: Mesmo não recomendando um consumo dessa fase maior de 5 dias, o Dr Dukan comenta que em casos maiores pode chegar a alongar de 7 a 10 dias, isso sim, com supervisão médica!

Seja qual for a quantidade de quilos a perder é muito importante acompanhar essa fase com 1,5 litros de água diariamente como minimo e como a ausência e fibra é muito grande nessa fase, é recomendável o consumo de salvado de aveia (1 ou 2 colheres de sopa) para combater o intestino preso.

Alimentos permitidos nessa fase

Essa etapa está definida por um consumo de proteínas puras de procedência animal. São um total de 72 alimentos os que estão permitidos na fase de ataque e entre os alimentos que podemos encontrar estão:

  • Clara de ovos ou ovos inteiros
  • Lácteos desnatados
  • Carnes magras de boi, coelho e carne picada
  • Peixes de qualquer tipo: brancos, azuis, defumados, em conserva, natural.
  • Frutos do mar
  • Aves como frango ou peru
  • Presuntos baixos em gorduras
  • Bebidas: obrigatório como mínimo 1,5 litros de água para ajudar ao organismo a eliminar residuos.
  • Temperos: Sal em quantidades moderadas, azeite, vinagre, suco de limão, mostarda, cebolas em pequenas quantidades.

Se trata de uma fase com alto poder de saciedade pelo alto conteúdo em proteínas em consumo de 1,5 litros de água por dia. Assim a perda de volume e de gorduras será evidente desde o incio.

É possível conseguir uma redução notável da celulite e combater a sensação de inchaço: pernas pesadas, dedos ou estomago cheio.

menu fase de ataque dukanMenu Fase de Ataque

Considerando de que se trata de uma fase onde só está permitido o consumo de proteínas e que há liberdade no menu, segue um exemplo para um dia:

Café da manha

1 copo de café com eite desnatada, 2 fatias de frango e queijo fresco desnatado tipo ricotta. 1 colher de aveia.

Media Manha

1 chá verde sem açúcar e 2 fatias de presunto de peru baixo em gorduras

Almoço

2 peitos de frango grelhado, 1 ovo cozido e um iogurte natural desnatado

Café da tarde

2 fatias de peito de peru e 1 iogurte desnatado de algum sabor

Jantar

1 salmão grelhado com tempero de limão e pouca sal, 1 lata de atum ao natural

Depois de cumprir com a fase 1, fase de ataque, chega a fase de cruzeiro, que explicaremos no post: Segunda fase da dieta Dukan: Fase de Cruzeiro.

 

dieta-detox

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